Como compreender a justiça de Deus quando diante dos nossos olhos há diferenças sociais, físicas e intelectuais. Por que somente algumas pessoas teriam privilégios e outras não? Sem a reencarnação não seria possível explicar a justiça divina. Nessa obra você encontrará casos de superdotados, tragédias coletivas, fatos que a ciência estuda e comprovam a reencarnação além de outras histórias reais.
Analisa, informa e esclarece os diferentes olhares e conceitos da volta do Espírito ao corpo, pela via da reencarnação. Enfoca também as dores do mundo, diferenças sociais, livre-arbítrio e escolha das provas, evolução, esquecimento das vidas passadas, justiça divina, laços de família, semelhanças físicas e morais, além de apresentar casos de algumas personalidades que venceram as barreiras da reencarnação: Helen Keller, Amazonas Hércules, Aleijadinho e Jésus Gonçalves, dentre outros.
A reencarnação é o ponto fundamental da Doutrina Espírita, pois manifesta a justiça e o amor de Deus pelos homens. É a grande oportunidade que temos para rever nossos erros e caminhar na direção da Grande Luz. Muitas encarnações dolorosas podem parecer um castigo, mas não devem ser entendidas assim. Dor, sofrimento e angústia são recursos para o Pai corrigir os filhos rebeldes. Portanto, não podemos, nem devemos, considerar o sofrimento como algo negativo, mas sim como estímulo que faz o homem caminhar na senda do progresso. A obra traz lições de vida que, bem aproveitadas, conduzirão o homem para aquilo que Jesus chamou de Reino dos Céus.
A única certeza do homem, independente da crença religiosa, é de que um dia irá morrer. Mas essa certeza desperta muitos questionamentos: Quando acontecerá? De que maneira? Estará sozinho ou no meio da multidão? Saudável ou doente? As doutrinas espiritualistas afirmam que há vida espiritual após a morte do corpo físico. Mas, para onde irá o ser, o que encontrará, o que fará e como viverá sem o corpo? Essas e outras questões são esclarecidas neste oportuno trabalho.